Segundo a associação Brasileira de Reumatologia, aproximadamente 15 milhões de brasileiros são acometidos por doenças reumáticas, que são, na maioria das vezes, a principal causa de dores articulares. No entanto, essas dores, que costumam aparecer entre os 35 e 40 anos, também podem ser criadas por outras condições.
Apesar de ser uma situação comum que afeta milhares de pessoas no país é possível adotar algumas estratégias que auxiliam nesse processo, aliviando o desconforto e melhorando a qualidade de vida.
O que pode causar dores nas articulações?
Algumas condições como idade avançada, sobrepeso, má alimentação, falta de exercícios físicos ou doenças relacionadas podem afetar o funcionamento das articulações, trazendo desconfortos nessa região.
Como fortalecer os ossos e as articulações?
Para fortalecer os ossos e as articulações, a fim de promover qualidade de vida, ou, até mesmo, prevenir o aparecimento de possíveis desconfortos, podem ser adotadas algumas estratégias. Confira abaixo as principais recomendações:
- Hábitos saudáveis
Ter uma rotina com alimentação equilibrada, exercícios físicos e hidratação adequada, é sempre primordial para a manutenção da saúde como um todo, e para o cuidado com os ossos e as articulações também!
Uma dieta rica em alimentos com propriedades anti-inflamatórias junto com a atividade física frequente podem promover uma melhora na resistência óssea e muscular, beneficiando toda a estrutura.
- Nutrientes essenciais e ativos anti-inflamatórios
Alguns nutrientes são essenciais para a manutenção dos ossos e das articulações, podendo ser ingeridos através da alimentação ou com fórmulas adequadas para cada pessoa e objetivo.
Além disso, existem alguns ativos que podem auxiliar na melhora dos quadros inflamatórios, amenizando a dor e promovendo bem-estar.
Conheça os principais nutrientes e ativos recomendados para a saúde óssea e articular:
- Vitamina D: proporciona benefícios para a densidade óssea, sendo essencial para auxiliar na prevenção e no tratamento de doenças que afetam os ossos e as articulações.
- Cálcio de algas: as algas marinhas vermelhas Lithothamnium calcareum são uma fonte de cálcio altamente biodisponível, de origem vegetal e que possui, naturalmente, outros minerais na composição, auxiliando na absorção e na utilização do organismo, favorecendo toda a estrutura óssea e articular.
- Colágeno tipo II: as cartilagens, tecidos conjuntivos presentes nas articulações, possuem até 60% de colágeno na sua composição, por isso, o colágeno tipo II não desnaturado e não hidrolisado é essencial para a preservação da cartilagem, contribuindo para o benefício das articulações. O ativo UC-II é um nutracêutico inovador que tem a função de diminuir o desgaste nas articulações, age juntamente com o sistema imunológico para reduzir a dor, o desconforto, a inflamação e assim melhorar a flexibilidade e a mobilidade articular.
- Boswellin PS: extrato da árvore Boswellia serrata que possui ação analgésica e anti-inflamatória, além de ter papel importante na melhora da função motora das articulações.
Se você se identificou com o conteúdo, consulte seu médico para saber a melhor orientação para o seu caso, e conte com a Neofórmula para tirar dúvidas e solicitar produtos manipulados.