Seu nome científico é Pereskia aculeata, mas pode chamar de ora-pro-nóbis, ou orabrobó, lobrobó ou lobrobô. A planta é um ingrediente riquíssimo em nutrientes, como manganês, cálcio, além de vitamina C e fibras. E por conta do ferro e proteínas em sua composição.
Alguns dos benefícios associados ao consumo regular do ora-pro-nóbis incluem:
- Ajuda na saúde intestinal e perda de peso: Auxilia no emagrecimento por conta das fibras. Além de manter o intestino funcionando corretamente, elas aumentam a sensação de saciedade.
- Ação anti-inflamatória e antioxidante: Graças aos compostos bioativos e compostos fenólicos, o ora-pro-nóbis contribui com a recuperação do corpo.
- Fortalece as defesas do organismo: Contém as vitaminas A e C, que ajudam a manter o bom funcionamento do sistema imunológico.
- Previne e combate cânceres e doenças: A composição do ora-pro-nóbis contém substâncias que previnem mais de 15 tipos de câncer, além de doenças como diabetes e colesterol.
- Controla o açúcar no sangue: Alguns estudos sugerem que o ora-pro-nóbis pode ajudar a regular os níveis de açúcar no sangue em pessoas com diabetes.
- Previne doenças cardíacas: O ora-pro-nóbis contém compostos antioxidantes e anti-inflamatórios que ajudam a reduzir o risco de doenças cardíacas.
- Melhora a saúde da pele: A vitamina A e os antioxidantes presentes no ora-pro-nóbis ajudam a manter a pele saudável, prevenindo o envelhecimento precoce e outros problemas de pele.
É importante lembrar que, embora o ora-pro-nóbis tenha muitos benefícios para a saúde, ele não deve ser usado como substituto de medicamentos ou tratamentos prescritos por um profissional de saúde. Sempre consulte um médico antes de fazer mudanças significativas na sua dieta ou estilo de vida.