Vitaminas para idosos: saiba quais as mais importantes

Vitaminas para idosos: saiba quais as mais importantes

As pessoas idosas têm necessidades nutricionais diferentes das pessoas mais jovens. À medida que envelhecemos, nossos corpos tendem a absorver e utilizar nutrientes de forma menos eficiente. Portanto, é importante que os idosos obtenham as vitaminas e os minerais necessários para manter a boa saúde.

Quais as principais vitaminas recomendadas para idosos?


Vitamina A

A vitamina A geralmente é conhecida pelo papel fundamental na visão e na proteção das córneas, já que sua deficiência pode provocar problemas graves de acuidade visual. Entretanto, ela também fortalece o sistema imunológico, diminuindo o risco de infecções, e atua no desenvolvimento ósseo e na manutenção dos tecidos da pele. Os alimentos ricos em Vitamina A são principalmente fígado, gema de ovo e óleos de peixes. Vegetais como cenoura, espinafre, manga e mamão também são boas fontes desse nutriente devido aos carotenoides, substância que é transformada em vitamina A no nosso organismo.

Vitamina C

Você já deve ter ouvido a recomendação para tomar Vitamina C em casos de gripe ou resfriado, não é mesmo? Isso porque esse nutriente tem ligação direta com a nossa saúde, atuando no fortalecimento do nosso sistema imunológico e dos capilares sanguíneos. Além disso, a Vitamina C é um ótimo antioxidante e auxilia na absorção do ferro, o que ajuda na prevenção da anemia na terceira idade. Por isso, a Vitamina C é uma das principais vitaminas para idosos. Suas principais fontes são as frutas cítricas, como laranja, acerola, caju e kiwi, além de alguns vegetais, como brócolis e pimentão.

Vitamina D

Esse nutriente é uma das vitaminas mais importantes para idosos. Isso porque, ao envelhecermos, há uma diminuição natural na absorção de vitamina D pelo intestino. No entanto, esse nutriente é fundamental para nosso organismo, pois auxilia na absorção do cálcio e atua no fortalecimento de ossos e dentes. Sua principal fonte é a luz solar. Também é possível encontrar Vitamina D em alguns alimentos, como leite e seus derivados, ovos e alguns peixes de água salgada.

Vitamina E

A vitamina E é um poderoso antioxidante e ajuda a proteger as células atuando no combate aos radicais livres, principais responsáveis pelo envelhecimento precoce. Os efeitos antioxidantes também auxiliam na prevenção a doenças vasculares e degenerativas e fortalecem a imunidade, evitando infecções como a gripe. Por isso, esse nutriente também pode ser considerado uma das mais essenciais vitaminas para idosos. A Vitamina E pode ser encontrada principalmente nos frutos secos e em óleos vegetais, como o azeite ou o óleo de girassol.

Vitaminas do Complexo B

As vitaminas do Complexo B, especialmente a B1, B6, B12 e B9 (ácido fólico), também são muito importantes para os idosos. Elas contribuem, sobretudo, para a saúde do cérebro, já que são fundamentais para a produção de neurotransmissores, isolamento das células nervosas, proteção dos tecidos contra oxidação e é boa para a memória. Além disso, esses nutrientes também fortalecem o sistema imunológico e ajudam no metabolismo de gorduras, proteínas e carboidratos. Esses nutrientes podem ser encontrados principalmente em carnes, ovos, leite, sementes, leguminosas, oleaginosas e cereais integrais.

É importante lembrar que a melhor maneira de obter vitaminas e minerais é por meio de uma dieta saudável e equilibrada, com uma variedade de alimentos de diferentes grupos alimentares. No entanto, se for necessário, os suplementos podem ser úteis para garantir que os idosos obtenham as quantidades adequadas de nutrientes. Aqui na Neofórmula, temos diversos suplementos para garantir a você saúde e bem-estar.

Consulte um profissional de saúde antes de iniciar qualquer suplementação.