Desequilíbrio hormonal: principais causas e como identificar

Desequilíbrio hormonal: principais causas e como identificar

O desequilíbrio hormonal pode ter um impacto negativo na saúde e comprometer o bem-estar. Suas consequências abrangem uma ampla gama de problemas, que vão desde irritação até ganho de peso acelerado.

O organismo da mulher é amplamente influenciado pelo seu sistema hormonal. Elas sentem o efeito dos hormônios de forma diferente em cada idade. A queda hormonal durante o climatério provoca desafios específicos para a mulher, como fogachos, menstruação irregular, fragilidade óssea e fadiga.

Destacaremos a relevância do equilíbrio hormonal para a qualidade de vida das mulheres, identificando possíveis sinais de desequilíbrio hormonal e compreender como esse problema é diagnosticado e tratado.

Quais fatores contribuem para o desequilíbrio hormonal?

  • alterações no padrão de sono levam à diminuição da melatonina;
  • má alimentação ou dietas restritivas fazem o organismo liberar mais progesterona;
  • obesidade e sobrepeso interferem no funcionamento da hipófise, a glândula que regula a produção de todos os hormônios.

Desequilíbrio hormonal feminino: como tratar?

O desequilíbrio hormonal feminino é tratado por meio da terapia de reposição hormonal. Essa pode ser feita com comprimidos, adesivo, gel ou implante, em casos de déficit de hormônio tireoidiano, menopausa, entre outras situações.

Há opção de medicamentos manipulados com ativos que auxiliam na saúde hormonal feminina. Ormona® promove a prevenção e modulação dos sintomas do climatério, melhorando a qualidade de vida das mulheres.

Confira os benefícios do ativo Ormona® .

Na Neofórmula, temos diversos ativos para auxiliar na saúde hormonal feminina, confira o nosso site ou fale com a nossa equipe farmacêutica.

Cuidar da saúde hormonal feminina é essencial para a longevidade saudável das mulheres.